sábado, fevereiro 06, 2010

Jornalismo: que neutralidade?

Quando é que o olhar jornalístico é neutro? Será que algum olhar pode ser neutro? — este texto foi publicado no Diário de Notícias (5 de Fevereiro), com o título 'A nitidez da Fox News'.

Basta seguirmos as divertidas análises de Jon Stewart (The Daily Show) para compreendermos o funcionamento da Fox News no interior do espaço televisivo dos EUA: trata-se de um canal com uma inequívoca orientação ideológica, por um lado defendendo o Partido Republicano, por outro lado demonizando tudo aquilo que, com maior ou menor justificação, possa ser apresentado como efeito da administração de Barack Obama. Há dias, havia mesmo um comentador que, num pânico involuntariamente cómico, denunciava o facto de as crianças americanas estarem a serem educadas segundo valores... soviéticos!
Escusado será dizer que, por mais que admiremos Obama (é o meu caso), o Presidente dos EUA não pode nem deve ser santificado, além de que o mais rudimentar bom senso faz com que não seja possível acreditar que todos os republicanos se reconheçam naquele tipo de discurso “analítico”. Seja como for, e por um paradoxo inerente à própria vitalidade da democracia, há na Fox News uma nitidez que envolve algo de salutar: ninguém está ali a fingir que dar notícias é uma actividade neutra, muito menos que o jornalista é a encarnação terrena de uma inocência filosoficamente assexuada. Nada disso: quando olhamos para o ecrã, sabemos que alguém está a construir um ponto de vista sobre o mundo. Por vezes, de tão grosseiro, quase parece uma reencarnação da ideologia estatal soviética, mas isso é uma ironia em que eles ainda não pensaram.