sábado, dezembro 26, 2009

Televisão: a moral das histórias

ROY LICHTENSTEIN
Templo de Apolo
1964

Somos todos seres morais, refazemos as aparências do mundo numa ordem mais ou menos singular e discutível. Na televisão, muitas vezes, tenta confundir-se moral com evidência — este texto foi publicado no Diário de Notícias (24 de Dezembro), com o título 'Histórias com moral'.

1. Sinto-me solidário com os árbitros de futebol. Porquê? Porque estão sujeitos a uma disparatada pressão moral: são sempre réus de alguma coisa. Mas há uma variante “desculpabilizadora” que fiquei a conhecer no Inter-Lazio de domingo (dia 20, SportTV). Aos cinco minutos, Maicon [foto] foi derrubado na área da Lazio e o árbitro nada assinalou. De acordo com as imagens, seria um penalty. Esperei a tradicional condenação do árbitro e da sua perniciosa influência no resultado. Mas o tom era de piedosa compreensão: segundo o comentador, “é muito difícil um árbitro marcar um penalty aos cinco minutos”. Como??? Podemos agora imaginar José Mourinho, comovido, iniciando os jogadores do Inter nas agruras do futebol: “Antes de correrem na área do adversário, vejam lá se já passaram cinco minutos de jogo...”

2. O casamento de pessoas do mesmo sexo é uma das nossas questões “fracturantes” (aliás, na televisão tudo é “fracturante”, desde um comício em Alguidares de Baixo até ao Benfica-Porto). É normal que suscite os mais contraditórios pontos de vista. Extraordinário é que haja políticos que abordam a “família” como um dado inerte, congelado numa zona imaculada da história do mundo. Será que não viram James Dean [foto] no filme Fúria de Viver? Será que não sabem que a história da família é também a história das suas permanentes transfigurações? O filme já tem mais de meio século e, pelos vistos, ninguém comprou o DVD. Um dia destes, talvez surja em vez da telenovela, essa grande escola familiar e sexual.

3. As audiências são sustentadas por uma moral hipócrita. Por exemplo: os espectadores “preferem” telenovelas a filmes (mas ninguém fala dos filmes que só passam de madrugada). Ou ainda: os espectadores não estão para “Callas” ou “Sinatras”, querem é música pimba. A mesma, entenda-se, que no domingo [dia 20], à noite, era cantada pelas crianças de Uma Canção para Ti (TVI), enquanto os Ídolos (SIC) se entregavam à promiscuidade de Foo Fighters [foto: Dave Grohl] e outros simpáticos horrores. Pois bem, dizem as audiências que a sessão de Ídolos teve mais dez pontos de “share” que Uma Canção para Ti. Aguarda-se que alguém nos explique a filiação estética dos Foo Fighters na música pimba.