sábado, dezembro 26, 2009

Vic Chesnutt (1964 - 2009)

FOTO Jem Cohen (2008)

Morreu um dos símbolos mais puros dessa amálgama de referências, modelos e ideais tradicionalmente conhecida pelo nome de Americana: Vic Chesnutt, cantor e compositor, faleceu em Atenas, Georgia, no dia de Natal — contava 45 anos. De acordo com as primeiras notícias, terá entrado em coma devido a uma overdose de relaxantes musculares. Aos 18 anos, um acidente de automóvel deixara Chesnutt parcialmente paralizado: a sua condição de paraplégico não o fez desistir da música, reflectindo-se no espírito introspectivo, por vezes de desencantado desespero, de muitas das suas canções.
Integrando-se no universo do folk-rock, Chesnutt acompanhava-se, normalmente, em guitarra acústica. Embora os seus álbuns tivessem uma difusão restrita aos circuitos mais ou menos "alternativos", o certo é que desde muito cedo foi objecto de reconhecimento por grandes nomes da comunidade musical, a ponto de, em 1996, ter sido lançado um disco de tributo — Sweet Relief II: Gravity of the Situation — com versões das suas canções interpretadas, entre outros, por Garbage, R.E.M., Smashing Pumpkins, Joe Henry e Madonna (as receitas do disco reverteram para o Sweet Relief Musicians Fund, organismo de apoio a músicos em situação de doença). Recentemente, tinha concluído uma digressão centrada no álbum At the Cut (2009).
Este é um extracto de um dos derradeiros registos de Vic Chesnutt, datado do passado dia 21 de Novembro, e integrado na série televisiva The Neighbors Dog.



>>> Site oficial de Vic Chesnutt.