Na sexta-feira, dia 20 de Novembro, Oprah Winfrey pode muito bem ter iniciado um novo capítulo na história comercial da televisão: ao anunciar formalmente o fim do seu The Oprah Winfrey Show, ela abriu, não menos formalmente, a caixinha de Pandora que a poderá transformar em líder da difusão por cabo.
Que está em jogo, então? O fim de um modelo — em boa verdade, de um sistema de modelos ou formatos — enraizado na televisão generalista. Ou, como se escreve de forma muito directa no site da revista The New Yorker: Oprah vem dizer-nos que o futuro está nas cable networks.
Aliás, a história já está em marcha. The Oprah Winfrey Show (em Portugal transmitido pela SIC Mulher) terminará em finais de 2011, cumprindo a sua 25ª temporada como um dos programas mais populares da televisão americana. Entretanto, também com arranque agendado para 2011, desenvolve-se o projecto de um novo canal (por cabo, justamente) anunciado no começo de 2008: chamar-se-á OWN — The Oprah Winfrey Network — e resulta da fusão estratégica do Oprah.com com a Discovery Communications. Na prática, o novo canal OWN irá ocupar a posição do actual Discovery Health, garantindo, à partida, só no mercado americano, uma lista de 80 milhões de assinantes.
Dito de outro modo: se Oprah já é uma referência nos conceitos correntes de talk show, a sua espectacular reconversão para o canal OWN será também, por certo, um acontecimento cujos ecos se vão começar a sentir em muitas estratégias televisivas do futuro mais ou menos próximo.