segunda-feira, novembro 30, 2009

Histórias de Berlim (20)

Fechamos este mês de evocações dos 20 anos da queda do muro de Berlim com um disco que, em inícios de 1990, representou o registo de uma das primeiras manifestações de um novo tempo que então nascia. A história deste disco começa em finais de 1989. O muro tinha caído pouco mais de um mês antes. E, sob direcção de Leonard Bernstein, surgia um programa de concerto, centrado na 9ª Sinfonia de Beethoven, votado a assinalar não apenas a queda do muro (e uma nova Berlim), mas também o encerrar de todo um capítulo que conduzira à divisão da cidade no pós-guerra. Bernstein tomou ainda uma liberdade “poética”, trocando uma palavra no poema de Schiller cantado no quarto andamento. Em concreto “freiheit” (liberdade) em vez de “freude” (alegria). “Aquele parecia o momento abençoado para cantar freiheit, apesar da partitura indicar freude. Se alguma vez existiu um instante para enfrentar um risco académico em nome da alegria da humana, então é este, e estou certo de que teria a bênção de Beethoven”, confessaria depois Bernstein em texto que assina na contracapa do disco.
Uma orquestra de grandes dimensões entrava em cena juntando não apenas músicos das (até então) duas Alemanhas, mas também dos países aliados que a tinham combatido na guerra, a música de Beethoven escolhida para esbater então as diferenças entre os vencedores e vencidos, abrindo caminho a uma nova Europa. Ali se juntaram então, além das vozes solistas (June Anderson, Sarah Walker, Klaus König e Jan-Hendrick Rootering) e dos coros (três no total, provenientes da RDA e RFA), músicos da Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, da Staatskapelle Dresden, da Orquestra do Teatro Kirov (da então URSS), London Symphony Orchestra (Reino Unido), New York Philarmonic (EUA) e Orquestra de Paris (França).
Foi um concerto em duas noites. Uma primeira, a 23 de Dezembro, na igreja Kaiser Wilhelm (na Berlim Ocidental). A segunda, a 25 de Dezembro, no Schauspielhaus, em Berlim Leste. Esta segunda noite foi gravada e editada em disco, pela Deutsche Grammophon, em inícios de 1990.