segunda-feira, novembro 30, 2009

The Wall, 30 anos depois (1)

30 de Novembro de 1979. Chegava aos escaparates das discotecas um disco que nascera em clima de convulsão interna para os Pink Floyd mas que se afirmaria poucas semanas depois como um dos maiores êxitos da sua obra, reconhecido hoje como um dos títulos mais significativos da sua obra e um dos álbuns determinantes em qualquer discografia dos anos 70. Na imagem, a capa original do álbum, tal e qual foi desenhada por Gerald Scarfe (a edição em CD juntou o nome da banda e o título ao fundo que representa um muro de tijolos brancos).
The Wall é um álbum duplo, de alma conceptual, reflectindo sobre o isolamento, tomando como personagem central uma figura de ficção, Pink, criada sob traços próximos da história da vida de Roger Waters, em certos instantes cruzando-se ainda pela sua caracterização alguns traços de Syd Barrett, fundador e primeiro timoneiro dos destinos dos Pink Floyd.



Ao longo desta semana evoca-se aqui o álbum The Wall e os universos ao ser redor, dos Pink Floyd. As imagens são do teledisco de Another Brick In The Wall (part 2), single também editado há precisamente 30 anos.