sexta-feira, setembro 04, 2009

O primeiro álbum

Discografia Beatles - 3
'Please Please Me' (álbum), 1963

O primeiro álbum dos Beatles surgiu num único dia de trabalho em estúdio. Foram três sessões em Abbey Road, totalizando perto de nove horas de gravações nas quais George Martin procurou recriar o mais fielmente possível o som dos Beatles nessa etapa da sua carreira. Tocaram ao vivo em estúdio, usando aquelas que eram as canções que então apresentavam ao vivo. O produtor chegou na pensar na eventualidade de uma gravação ao vivo no The Cavern, em Liverpool, mas acabou por desistir da ideia perante a agenda apertada pela sua frente. Às sessões gravadas nesse intenso dia de Fevereiro de 1963 juntaram as quatro canções que antes haviam já editado nos dois primeiros singles.
No total das 14 faixas do alinhamento de Please Please Me apenas oito são da autoria dos Beatles. Entre as versões destaca-se inevitavelmente a que gravaram de Twist & Shout, ainda hoje evocada como um clássico da sua discografia. A canção foi captada ao primeiro take, numa gravação já na recta final do dia.
Para a capa do álbum foi escolhido cenário nas escadas da sede da EMI em Manchester Square. Angus McBean captou os quatro elementos do grupo numa pose que ficou célebre. E que seria repetida anos mais tarde para o que chegou a ser pensado como a capa de Get Back (acabando a imagem apenas usada, já nos anos 70, na famosa “compilação azul”).