Um quarto de século separa estas duas imagens. À direita, vemos Madonna na sua lendária pose de "Boy Toy" nos Prémios MTV de 1984: assistíamos, aí, à primeira celebração global de uma das mais frondosas iconografias da segunda metade do século XX; a imagem da esquerda é recentíssima e mostra uma das muitas "imitadoras" da Material Girl que, em boa verdade, num misto de celebração e ironia, têm sido criadas pela própria Madonna (nomeadamente para os espectáculos da 'Sticky & Sweet Tour'). Com uma pequena diferença cuja energia simbólica não podemos ignorar: acontece que a nova "Boy Toy" é Lourdes Maria, a filha mais velha de Madonna, numa paródia (literalmente) familiar à imagem da mãe.
Num universo mediático em que, por regra, os filhos das estrelas são sujeitos às mais lamentáveis explorações "jornalísticas", Madonna vem apenas repetir o que há muito sabíamos: quando se trata da sua história — e dos seus — é ela que detém todos os direitos de autor. Em vez de sujeitar a filha a paralelismos gratuitos conduzidos por terceiros, convoca-a para um pastiche que tem qualquer coisa de exorcismo iconográfico: no processo de educação de Lourdes Maria, a idade "Boy Toy" começou e acabou com a mesma divertida fulgurância.
Importa acrescentar que a performance de Lourdes Maria pertence a uma versão alternativa do teledisco de Celebration, a chamada "Fan version" disponível no MySpace [aqui inserida]: é um divertido exercício de caricatura e colagem, a mostrar que Madonna não menospreza nada das suas imagens, nem mesmo a sua possível irrisão — essa é também uma maneira de saber envelhecer.
Num universo mediático em que, por regra, os filhos das estrelas são sujeitos às mais lamentáveis explorações "jornalísticas", Madonna vem apenas repetir o que há muito sabíamos: quando se trata da sua história — e dos seus — é ela que detém todos os direitos de autor. Em vez de sujeitar a filha a paralelismos gratuitos conduzidos por terceiros, convoca-a para um pastiche que tem qualquer coisa de exorcismo iconográfico: no processo de educação de Lourdes Maria, a idade "Boy Toy" começou e acabou com a mesma divertida fulgurância.
Importa acrescentar que a performance de Lourdes Maria pertence a uma versão alternativa do teledisco de Celebration, a chamada "Fan version" disponível no MySpace [aqui inserida]: é um divertido exercício de caricatura e colagem, a mostrar que Madonna não menospreza nada das suas imagens, nem mesmo a sua possível irrisão — essa é também uma maneira de saber envelhecer.