terça-feira, agosto 18, 2009

Tarantino: o filme "errado"

Continua a saga dos cartazes de Inglourious Basterds, o filme de Quentin Tarantino que vai estrear entre nós, no dia 27 de Agosto, com o título Sacanas Sem Lei. Este é o mais recente [click para ver maior] e, por certo, um dos mais equívocos em relação ao ambiente do filme.
Ao que parece, e ao contrário do que se chegou a especular, nenhuma alteração terá sido feita na montagem apresentada no Festival de Cannes — pelo menos em função da projecção de imprensa já realizada entre nós. Seja como for, parece haver uma clara insegurança na definição promocional do próprio objecto, como se se receasse que o filme possa não ser identificado como um típico filme de guerra... Ora, acontece que Inglourious Basterds resiste a tal formatação do marketing porque, de facto, não é um típico filme de guerra — é mesmo um espantoso exercício de transfiguração da herança do género, discutindo, com fulgurante ironia, o papel do simulacro no cinema contemporâneo.
Resta saber que consequências terá toda esta estratégia de "erro" em relação ao próprio filme. Mesmo não menosprezando o impacto do nome de Tarantino, mesmo não esquecendo o valor fundamental de Brad Pitt à frente do elenco, que pode acontecer quando um filme é promovido através daquilo que não tem para dar?