quinta-feira, junho 18, 2009

Filme de Tarantino muda de visual

Inglourious Basterds, de Quentin Tarantino, um dos filmes grandes da última edição do Festival de Cannes, está a mudar de visual — é, pelo menos, isso que podemos deduzir deste novo cartaz [versão italiana, em cima], de uma linha conceptual e iconográfica bem diversa dos que surgiram por ocasião da passagem em Cannes [exemplo aqui em baixo].

Será que podemos supor que esta mudança tem alguma relação com a intenção, expressa pela produção (Weinstein Company) ainda durante o festival, de reconverter o filme para uma duração um pouco inferior à apresentada (148 minutos)? Será que essa reconversão vai passar também por um tipo de imagens promocionais mais ligadas a alguns filmes de guerra rodados nos anos 60/70?
Claro que o próprio Tarantino é o primeiro a filiar o seu trabalho na herança desses filmes [veja-se a semelhança de composição e estilo dos exemplos em baixo reproduzidos]. Resta saber se Inglourious Basterds não corre o risco de perder a sua tão peculiar organização temporal — e o seu sentido da duração — através da cosmética que se anuncia. A estreia portuguesa está prevista para 27 de Agosto.

>>> Da esquerda para a direita [click para ver maior]: Os Canhões de Navarone (1961), de J. Lee Thompson; Doze Indomáveis Patifes (1967), de Robert Aldrich; Heróis por Conta Própria (1970), de Brian G. Hutton.