quarta-feira, julho 08, 2009

Vila do Conde: crianças & música

O filme chama-se Eu Adoro Este Som! e poderá definir-se como uma espécie de cruzamento entre a reportagem e o happening: várias crianças de um mesmo estabelecimento de ensino são confrontadas com matérias e intrumentos musicais; mais do que descrever um método de ensino, trata-se de observar a simples (e fascinante) estranheza que nasce da música e das suas singularidades.
Realizado por Zulmira Gamito, Filipe Fernandes e Rui Matos, Eu Adoro Este Som! foi apresentado no "Take One!" do "Curtas" de Vila de Conde, secção dedicada a trabalhos realizados em diversas instituições onde se lecciona cinema (esta é uma produção com chancela da Universidade Lusófona). Em apenas 18 minutos, somos confrontados com crianças realmente vivas, não imagens formatas para aparecer na televisão a gritar "sim!!!" (ou "não!!!") para o microfone.
Além do mais, a simples existência desta secção (já uma tradição de Vila do Conde), com filmes melhores ou piores, mostra que há energias criativas no cinema português que não se podem reduzir a valores meramente economicistas. Acima de tudo, fica a certeza de que há projectos a mexer, muito para além da oposição anedótica e moralista, também ela muitas vezes induzida pela televisão, entre cinema "popular" e cinema "intelectual". Mais uma vez, o festival merece ser cumprimentado por nos ajudar a pensar um pouco mais além...