sexta-feira, julho 24, 2009

Paulo Branco produz David Cronenberg

Um cineasta canadiano, David Cronenberg; um escritor americano, Don DeLillo; um produtor português, Paulo Branco — o primeiro vai dirigir uma adaptação do romance Cosmopolis, da autoria do segundo; e o terceiro vai produzir o projecto, através da sua empresa, Alfama Films, sediada em Paris. A Toronto Antenna Ltd., de Cronenberg, será produtora associada. A rodagem está prevista para 2010, entre Toronto e Nova Iorque. Recorde-se que Cronenberg tem em desenvolvimento um filme com Tom Cruise.

* * * * *

Cosmopolis é a odisseia de um milionário de Manhattan, Eric Packer, de 28 anos, que vive as mais inesperadas atribulações quando se mete na sua limusina para ir cortar o cabelo... Com a acção oscilando entre a transparência e o onirismo, a história de Packer concentra-se em 24 horas, razão que levou alguns analistas a comparar a estrutura do romance de DeLillo com o Ulisses, de James Joyce. Este é o parágrafo de abertura:

>>> Sleep failed him more often now, not once or twice a week but four times, five. What did he do when this happened? He did not take long walks into the scrolling dawn. There was no friend he loved enough to harrow with a call. What was there to say? It was a matter of silences, not words.<<<

>>> O livro está traduzido em português, numa edição da Relógio d'Água.