domingo, junho 07, 2009

Cinefilia(s)

PSYCHO, Alfred Hitchcock, 1960

Afinal, o olhar cinéfilo o que é? O conhecimento exigente da história ou a promoção do pitoresco? — este texto foi publicado no Diário de Notícias (6 de Junho), com o título 'Onde está a cinefilia?'.

Recentemente, num site de cinema americano (premiere.com), encontrei um top das melhores cenas de hóquei em filmes que... não são sobre hóquei. A sério, assim mesmo. Fico à espera do top das melhores cenas agrícolas em filmes que não são sobre agricultura...
Aliás, há na Net muitos exemplos deste patético entendimento da imaginação (?) cinéfila. Fazem-se tops sobre cabeleiras e cenas de pancadaria, vestidos curtos e t-shirts rasgadas... Exagero? Sim, um pouco, ma non troppo. Repare-se: nem sequer estou a discutir as respectivas listas (que parecem quase todas feitas por adolescentes a quem nunca ensinaram os sabores da memória, de tal modo predominam os filmes dos últimos 10 ou 15 anos). O que está em causa é a trágica degradação da cinefilia: em vez de se cultivar um entendimento sério e abrangente de mais de um século de história dos filmes, promove-se esta celebração pitoresca e pueril. Será que, um dia destes, quando se fizer o top das "melhores cenas de casa de banho", Alfred Hitchcock vai ganhar? Os chuveiros também contam, ou não?