domingo, junho 07, 2009

As 'sessões' de Versailles

O disco já vem de 2008 mas pode ser tido como um complemento directo para quem, depois de descobrir os ecos do barroco francês nas sombras e memórias que se escutam em The Versailles Sessions, de Murcof. Trata-se de Les Grands Eaux Musicales de Versailles, uma retrato em som dos dias em que a corte de Luis XIV fazia do palácio um dos mais activos pólos de criação artística da Europa de então. O evocar de Versailles sob Luis XIV convoca frequentemente o legado de figuras como Le Vau (na arquitectura), Bernini (na escultura), Le Nôtre (a criação dos jardins), Lebrun (na pintura), mas também os nomes e obras de Racine ou Molière na literatura e as obras de Lully, Charpentier, Rameau, Couperin ou Marais na música. É entre alguns destes últimos que Christophe Rousset e o ensemble Les Talens Liriques procuraram fragmentos dos quais fizeram o álbum Les Grands Eaux Musicales de Versailles. A selecção convoca compositores cujas obras se estendem entre a segunda metade do século XVII e XVIII, nem todos contemporâneos entre si, nem todos tendo vivido criativamente sob o fausto do Rei Sol. O disco evoca contudo os espaços dos jardins que, antes de concluídas as obras do palácio, foram palco de noites de música, alguns dos compositores aqui reunidos nelas tendo participado. Lully, Rameau, Desmarest, Gluck e Porpora evocados com um cenário em fundo, da sua música resultando uma síntese de formas e ideias que as águas (na verdade, “os repuxos”) de Versailles escutaram há mais de 300 anos.


A eloquente e arrebatadora Turagalîla Symphony de Olivier Messiaen (1908-1992) é certamente uma das mais espantosas obras musicais de todo o século XX. Composta entre 1946 e 48, resulta de uma encomenda da Boston Symphony Orchestra, que a estreou em 1949, sob direcção de Leonard Bernstein. É talvez a mais célebre das obras de Messiaen e, curiosamente, não reflecte nenhuma das mais recorrentes características de todo o seu trabalho: a fé católica e um interesse pela natureza (sobretudo o melodismo do canto dos pássaros). Eloquente e grandiosa, expressando enorme interesse pelo ritmo e com “América” claramente escrita nas entrelinhas, a sinfonia traduz um interesse do compositor pelo poder do amor, numa altura em que mostrava particular curiosidade pelo mito de Tristão e Isolda. A sinfonia surge numa forma algo diferente da convencional, dividida em dez andamentos. O compositor identificou quatro temas que reaparecem ao longo da obra, juntamente com outros, específicos de cada andamento. O disco que agora surge, numa colecção que a EMI dedica a obras do século XX, recupera uma gravação de 1997 pela London Symphony Orchestra, dirigida por André Previn.


Foi recentemente lançado, no catálogo da Naxos, mais um título dedicado à música do polaco Krzysztof Penderecki (n. 1933), de quem a editora tem apresentado nos últimos tempos uma série de gravações de obras sinfónicas e de música coral religiosa. O compositor, que o cinema visita frequentemente (com presenças notáveis em Shining, de Kubrick e Inland Empire de Lynch), é autor de uma obra que transcende os espaços sinfónicos e corais através dos quais muitas vezes é citado. Works For Cellos and Orchestra representa uma abordagem a espaços menos divulgados da sua obra e pode representar uma agradável surpresa. Exceptuando uma sonata de 1964, o alinhamento do disco junta obras da presente década. A peça central desta gravação pela Orquestra Filarmónica Nacional de Varsóvia (dirigida por Antoni Wit) é o Concerto Grosso Nº 1, estreado em Tóquio em Junho de 2001. O concerto divide-se em seis andamentos que são apresentados ininterruptamente, constituindo um todo coeso que tanto faz uso do trabalho da orquestra como cede pontualmente espaço a instantes mais próximos da música de câmara. O disco inclui ainda Largo for Cello and Orchestra, de 2004.