domingo, abril 19, 2009

De Audrey Hepburn a Anna Netrebko

Anna Netrebko, soprano — nasceu em Krasdonar, Rússia, em 1971 —, é um dos nomes fulcrais da actual paisagem do canto lírico. Senhora de uma voz de delicadas modulações, e também de uma presença cujo charme não exclui uma elaborada teatralidade, justifica por inteiro a máxima com que foi descrita nas páginas do New York Observer: "Audrey Hepburn com uma voz."
No seu novo álbum, Souvenirs (o quarto a solo, com chancela da Deutsche Grammophon), Netrebko mostra a sua impressionante versatilidade — e essa espécie de violência domada que percorre todos os registos da sua voz — através de alguns momentos de operetas e outras peças emblemáticas como Cäcilie (Richard Strauss), Solveigs Sang (de Peer Gynt, de Edward Grieg), ou ainda Schlof Sche, Mein Vögele (tema da tradição judaica). A edição especial de Souvenirs contém um DVD com um documentário sobre os bastidores do trabalho de Netrebko.
Meine Lippen, Sie Küssen So Heiss, da opereta Giuditta (1934), de Franz Lehár, é uma das faixas de Souvenirs — podemos ouvi-la aqui, numa exuberante performance de Netrebko, a 8 de Setembro de 2007, no concerto da 'Last Night of the Proms', da BBC.