quarta-feira, março 11, 2009

Para ver em Londres (3)

Na terceira parte desta visita à exposição Unveiled: New Art From The Middle East, que está patente neste momento na Saatchi Gallery, em Londres, começamos pelos trabalhos de Halim Al-Karim (n. 1963), com berço iraquiano e que hoje reside e trabalha em Denver (no Colorado, EUA). Opositor do regime de Saddam Hussein e da política de serviço militar obrigatório, fugiu para o deserto durante a primeira guerra do golfo. Durante três anos viveu num buraco, tapado por rochas, sobrevivendo graças à ajuda de uma mulher que lhe trazia comida e água.

Na Saatchi Gallery podemos ver uma série de trípticos criados por Halim Al-Karim. Todos reunem três imagens de rostos, uns de figuras conhecidas, outros de anónimos. Todos sugerem a ideia de “esconder”. A série “Hidden”, de que podemos ver nove tripticos, foi criada para reflectir sobre manifestações de violência (física e psicológica) desde o mundo político ao mundo doméstico.

Nascida na Síria, Diana Al-Hadid (n. 1981) vive e trabalha em Nova Iorque. As “torres” são uma presença frequente na sua obra, sugerindo noções de poder, tecnologia, desenvolvimento urbano mas também, inevitavelmente, os acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, que podem fazer destas estruturas símbolos de diferenças culturais e conflito. Há três estruturas de sua autoria na exposição, uma delas esta Tower Of Intinite Problems, de 2008.