segunda-feira, janeiro 05, 2009

O "escritório"

A Sala Oval é o escritório executivo do Presidente dos EUA. Está situada no canto interior, Sul, da chamada West Wing, a ala “executiva” da Cada Branca, com janelas para o jardim, tapadas de eventual curiosidade por arvoredo na face Sul, na lateral com vista para o Rose Garden e para a Residência. Com quase nove metros no diâmetro maior e 5,6 no menor, viu o seu interior decorado diversas vezes, na verdade por quase todos os presidentes. A sala mostra quatro portas. A que fica à esquerda do presidente (estando este sentado à secretária), dá acesso a um escritório de trabalho e a uma pequena sala de jantar. A da direita abre para o Rose Garden e para a colunata que liga a ala à Residência. As duas portas “disfarçadas” na parede, junto à lareira abrem para um corredor de ligação à Roosevelt Room (esquerda) e à sala da secretária do Presidente (direita).

A sala, em estilo neoclássico, é dominada pela posição, fixa, da secretária do presidente. O mobiliário varia a cada decoração, mantendo-se sempre presentes dois cadeirões de costas altas junto à lareira (no topo oposto à secretária). Os primeiros cadeirões foram ali colocados por Franklin Roosevelt, dada a sua incapacidade em se apresentar em pé, juntamente com eventuais convidados. Todos os presidentes, desde então, usam essa zona da sala para, mantendo a presença dos cadeirões, seguir a tradição de Roosevelt, ali receber publicamente visitas distintas, muitas vezes com a presença da imprensa.

Apesar da Casa Branca ter mais de 200 anos, a Sala Oval atinge só este ano o seu centenário. Na verdade, havia salas em forma oval na Residência. Mas quando Theodore Roosevelt decidiu retirar os escritórios executivos da mansão, criando para tal a West Wing, começou por trabalhar num escritório em sala rectangular. A Sala Oval, na sua primeira expressão, data da remodelação de 1909, por William Taft, colocada então no centro da ala executiva. A sala, como hoje a conhecemos, data de 1929, transferida então para o local onde desde então mora, na remodelação de Franklin Roosevelt. Esta nova sala oval (ou seja, a actual) era mais espaçosa, evidenciando mais as características da arquitectura georgiana.
Quase todas as administrações têm mudado a decoração, frequentemente trocando de cortinados, tapete, sofás. É também frequente ver nas paredes da Sala Oval obras de arte que são habitualmente solicitadas a museus ou a colecções privadas. Uma das características que se tem mantido é a presença de uma representação da figura de George Washington, o primeiro presidente americano