segunda-feira, janeiro 19, 2009

Mesmo ao lado da porta...

Hoje ficamos pela entrada da Casa Branca. Mais concretamente para a primeira (e pequena) sala que vemos à direita, assim que entramos pela porta da fachada principal (Norte) da Residência. Trata-se da sala do Porteiro chefe, o responsável directo por uma equipa de sete funcionários e, de certa maneira, a figura que controla o staff de 91 pessoas que trabalham diariamente na Casa Branca.

A pequena sala é das primeiras a “acordar” na residência. È ali que está o centro de controle de tudo o que é preciso fazer, na mansão, a cada novo dia. Além deste pequeno espaço, com vista directa para o hall principal, e com uma janela para a rua, o Porteiro chefe tem ainda um gabinete de trabalho mais resguardado, directamente sobre este, numa mezzanine.

Apesar de ser histórica a atribuição desta sala ao porteiro, esta sala já serviu outras funções. No século XIX, em noites de festa, a secretária do porteiro era retirada e a divisão servia de sala de fumo. No início do século XX foi sala de secretariado. E foi ali que Woodrow Wilson assinou a declaração de guerra à Alemanha, em 1917.