quarta-feira, novembro 05, 2008

Milú (1926 - 2008)

Aos 82 anos de idade, faleceu Milú (Maria de Lurdes de Almeida Lemos), personalidade emblemática da época de actores como Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho. Estreou-se no cinema aos 12 anos, sob a direcção de Chianca de Garcia, em Aldeia da Roupa Branca (1938). A partir de O Costa do Castelo (1943), de Arthur Duarte, transformou-se numa das figuras mais conhecidas da produção cinematográfica da época. Entre os seus títulos mais célebres incluem-se ainda O Leão da Estrela (1947) e O Grande Elias [foto] (1950), ambos também de Arthur Duarte.
Se o cinema português alguma vez produziu verdadeiras estrelas, Milú foi, sem dúvida, uma delas. A sua popularidade é indissociável do seu trabalho como actriz do teatro de revista e também dos seus dotes de cantora, consagrados através de sucessos como A Minha Casinha e Cantiga da Rua. Surgiu pela derradeira vez num papel cinematográfico em Kilas, o Mau da Fita (1981), de José Fonseca e Costa.

Imagens do filme O Costa do Castelo, onde Milú dá voz à versão original de A Minha Casinha, canção que depois ganhou segunda vida na história da música popular portuguesa na leitura dos Xutos & Pontapés em finais da década de 80.