sexta-feira, outubro 17, 2008

A mala de Gwyneth Paltrow

Quando uma estrela promove um produto, que acontece: é o produto que sai contaminado pelo glamour da estrela, ou apenas a estrela que se relança através do prestígio do produto? A dupla interrogação justifica-se, uma vez mais, a pretexto de um recente anúncio de sete minutos protagonizado por Gwyneth Paltrow. Trata-se de publicitar a Pashmy Purse, um dos novos modelos das malas italianas Tod's. O mais desconcertante é que grande parte da acção [ver filme aqui em baixo] se concentra, não na relação da actriz com a mala, mas sim no facto de haver alguém, um homem, que tenta devolver-lha. Dito de outro modo: o subtexto é curiosamente ambivalente — um objecto feminino é promovido através da sua inesperada "adequação" a uma personagem masculina. Mais surpreendente ainda: o realizador desta insólita experiência é nada mais nada menos que Dennis Hopper, nome que associamos inevitavelmente à mitologia de Easy Rider (1969) e que, pelos vistos, se dá bem com os desígnios da moda.