'Nixon In China', de John Adams
1987
O gosto pelos temas da política não é invulgar em John Adams. No seu site oficial, no qual se reconhece democrata de raiz, recorda que deu um aperto de mão a John F. Kennedy na véspera das primárias em New Hamphsire em 1960 e, também, como se empenhou pela candidatura de Eugene McCarthy em 1968. Como descreve nessa apresentação, “estava naturalmente em forma quando foi proposta em 1983 uma ópera sobre Richard Nixon, Mao Tse Tung, o capitalismo e o comunismo”. Contudo, a sua má relação com a memória da presidência de Nixon, e o que Adams descreve como as suas “rotinas” e “previsibilidade” poderia minar o projecto e, sobretudo, a busca de um ângulo de abordagem ao episódio de 1972 que o estimulasse. O libreto, assinado por Alice Goodman, resolveu o dilema, e a composição avançou. Encomenda da Brooklyn Academy of Music, o Houston Grand Opera e o John F. Kennedy Center For The Performing Arts, Nixon In China abriu novo espaço de exploração a temáticas do nosso tempo e definiu um rumo que, entretanto ganhou adeptos em outros compositores, sobretudo em Steve Reich (que nos últimos anos apresentou obras que tinham como objecto a ovelha Dolly ou a morte de Daniel Pearl).
Nixon In China foi a primeira ópera de John Adams e, também, a sua primeira incursão pelos domínios da política (e sociedade) enquanto ponto de partida para a criação artística. A sua segunda ópera, The Death Of Klinghoffer (1991) recorda o assalto ao Achille Lauro por terroristas palestinianos. A terceira, I Was Looking At The Ceiling And Then I Saw The Sky, cruza uma série de jovens, de origens sociais distintas, na Los Angeles do presente. On The Transmigration Of Souls (2002) evoca as vítimas do 11 de Setembro. Dr Atomic (2005), centra a acção em volta de Oppenheimer nas horas que antecederam a primeira explosão atómica, em 1945.Um excerto da primeira cena do primeiro acto de Nixon In China. Escuta-se a fanfarra que acompanha a aterragem do avião presidencial, o Spirit of 76, ao que se segue o encontro entre os dois chefes de estado (Your Flight Was Good I Hope) e, depois, a reflexão de Nixon sobre o poder da notícia em News Has A Kind Of Mistery.