sexta-feira, agosto 29, 2008

Michael Jackson: carnal e digital

A fotografia da esquerda é uma suposição digital sobre o modo como poderia ser Michael Jackson, agora, aos 50 anos. Quem propõe esta especulação é o jornal The Daily Mail, ilustrando um artigo de J. Randy Taraborrelli. Curiosa especulação, sem dúvida, porque no seu imediato e irrecusável fascínio, nos convida a avaliar alguém, já nem sequer através da sua imagem (o que seria, sempre, uma forma de simplificação), mas através da imagem que ele "devia" ter — aliás, o título do artigo é elucidativo: "Ao fazer 50 anos, é assim que Michael Jackson devia parecer?"
Podemos discutir infinitamente sobre o modo como Jackson tratou o seu próprio corpo. Podemos até lembrar que a história das suas imagens é inseparável da história da sua frágil saúde — que, aliás, Taraborrelli comenta em pormenor. O certo é que esta proposta visual pressupõe uma espécie de adoração unilateral, logo muito simplista, do poder das imagens. A saber: o que The Daily Mail sugere é que, em última instância, podemos sempre conhecer alguém através da sua imagem — no limite, através de uma imagem sem objecto, porque totalmente virtual.
Por amor das imagens, importa voltar a lembrar que nenhum ser humano — gostemos mais ou gostemos menos dele — existe de forma tão esquemática. Uma imagem é sempre parte de uma narrativa.