sexta-feira, junho 06, 2008

Quando um livro dá em canção...

Regular colaborador dos Duran Duran desde bem cedo, o realizdor Russel Mulcahy conquistou muita da sua notoriedade através dos telediscos que rodou com a banda, entre os quais os que foram filmados em 1982 no Sri Lanka e em Antígua. A sua relação de proximidade com o grupo levou-o a desafiar os Duran Duran a criar música para um sonho seu de transformar o livro The Wild Boys (1971) de William S. Burroughs num filme... A ideia começou a ganhar forma numa canção invulgarmente angulosa, inquieta e cantada no limite, que na verdade acabou por ser a única materialização real de um projecto cinematogtáfico que acabou na gaveta. Com Nile Rodgers (que recentemente havia colaborado na remistura de The Reflex) na cadeira da produção, The Wild Boys surge em finais de 1984 como um estranho one-off na carreira do grupo. Um single sem afinidade directa com qualquer outro momento da sua discografia. E que acabaria por ser a única faixa de estúdio no álbum ao vivo Arena editado na mesma altura. The Wild Boys foi contudo um caso de sucesso global, dando aos Duran Duran o número um na Alemanha e Canadá e número dois numa série de mercados, entre os quais o britânico e o norte-americano. No lado B, e anunciando um álbum ao vivo por perto, surge uma versão live de (I’m Looking For) Cracks In The Pavement, gravada em Toronto durante a última digressão do grupo.



O teledisco de The Wild Boys, uma vez mais assinado por Russel Mulcahy, é um dos mais célebres da obra em vídeo dos Duran Duran. Com orçamento milionário, que envolveu a ocupação de parte do estúdio em Pinewood que habitualmente acolhe os filmes de 007 e um elaborado trabalho de coreografia, o teledisco serviu de mote para o filme Arena, usando imagens da recente digressão, que seria editado em vídeo pouco depois. Resta saber se no teledisco de The Wild Boys moram algumas das visões pensadas para o filme nunca concretizado de Russel Mulcahy.