sábado, junho 14, 2008

No princípio era Garbo

Ano Madonna - 19
Island Magazine
, Outubro 1983

Um lugar-comum muito difundido entre os detractores de Madonna faz supor que o seu recurso a grandes figuras iconográficas (de Marilyn a Eva Péron) constitui uma espécie de golpe a posteriori, para tentar "caucionar" o seu trabalho já feito. De facto, a relação com tais figuras não é um apêndice formalista, mas sim um princípio fundador do seu próprio trabalho formal. A primeira e exemplar demonstração de tal atitude criativa — e, como é óbvio, dos riscos estéticos que dela decorrem — está no exacto princípio da sua carreira, quando Madonna se fez fotografar por Curtis Knapp numa pose que remetia directamente para uma das mais célebres imagens de Greta Garbo, registada em 1928 pelo grande Edward Steichen. A fotografia de Knapp acabaria por tornar-se, ela própria, uma referência fundadora na história de Madonna, uma vez que serviu de capa à revista que publicou a sua primeira entrevista — aconteceu na Island, publicação efémera da East Village novaiorquina, editada por Arnold Barkus e Steve Neumann: a revista saíu em Outubro de 1983, cerca de três meses passados sobre o lançamento americano do primeiro álbum, Madonna. Quase três décadas antes, a 10 de Janeiro de 1955, a Garbo de Steichen tinha surgido na capa da Life.