segunda-feira, maio 05, 2008

Petição ao "mercado"...

O que é o mercado cinematográfico?... Alguém está a ouvir?...
A questão é esta: vai finalmente estrear o filme A Ronda da Noite / Nightwatching, de Peter Greenaway (sobre Rembrandt e a produção do seu célebre quadro 'A Ronda da Noite'). Se não houver mais um desses sobressaltos de última hora — que, infelizmente, o mercado tem multiplicado nos últimos tempos — o filme estará em exibição no dia 8 de Maio. A petição é muito simples: 1) - não abandonem comercialmente o filme; 2) - não o estreiem sem promoção; 3) - não o tratem como se estivesse obrigado a comportar-se como um blockbuster...
São preces de quem acredita que os filmes são objectos singulares, não meros "produtos" abstractos para serem reduzidos pelo marketing a coisas banais e intermutáveis. E há em tais preces uma crença muito cândida. Em quê? Na inteligência do próprio mercado. Ou seja: os públicos estão lá (atenção: públicos, no plural!), é preciso saber procurá-los e entendê-los. É preciso trabalhar — e trabalhar mais.
Pequeno pormenor subjectivo: A Ronda da Noite é das coisas mais assombrosas que, em tempos recentes, me foi dado ver num ecrã de cinema. E um detalhe saboroso: o intérprete de Rembrandt é mesmo o extraordinário Martin Freeman, uma das figuras emblemáticas da série televisiva The Office.