domingo, abril 06, 2008
O "mestre" e a protegida
Ainda a assinalar a passagem do centenário de Karajan, um disco seu. Como escolher apenas um, contudo, entre as quase 900 gravações que registou? Talvez usando um critério pessoal (o do próprio maestro), que tinha o Concerto para Violino e Orquestra em ré Maior, de Beethoven (1770-1827) entre os seus declarados favoritos. E nada como nele recordar uma das mais importantes parcerias de uma obra que poucas vezes aceitou a partilha de protagonismos, através da recentemente reeditada gravação de 1979, com a Filarmónica de Berlim e a jovem violinista alemã Anne-Sofie Mutter, que com Karajan manteve única relação profissional ao longo de 11 anos. Karajan gravou com inúmeros solistas, mas raras foram as ocasiões em que esses encontros transcenderam uma obra, ou um projecto concreto assim determinado ao início. Mutter foi a excepção das excepções. Conheceram-se numa audição em 1976, tinha a violinista 13 anos. Mutter tocou Bach e Mozart... E Karajan desafiou-a a participar na edição seguinte do Festival de Salzburgo, em concerto sob a sua direcção. O concerto originou uma primeira gravação, dos Concertos para Violino nº 3 e 5 de Mozart, editada em 1978 pela Deutsche Grammophon. O sucesso levou a editora a pedir, imediatamente, novo disco. Mas Mutter insistiu que precisava de um ano para aprender, convenientemente, uma nova obra. Regressou em 1979, com esta gravação do Concerto para Violino e Orquestra de Beethoven, que revelou uma cadência “espaçosa”, imposta pela leitura da própria violinista e não por ordem do maestro. Mutter e Karajan somaram assim uma gravação que fez história de uma obra que, estreada sem particular impacte em 1806, apenas ganhou reconhecimento depois dos anos 40 do século XIX e que, hoje, é uma das referências na obra de Beethoven. Esta reedição, com som remasterizado, aceita o alinhamento e capa de 1979, integrando a colecção de dez reedições da colecção Karajan Master Recordings, que a Deusche Grammophon lançou para assinalar o centenário do maestro.