domingo, abril 06, 2008

Madonna digital

O novo video de Madonna — 4 Minutes, realizado pela dupla francesa Jonas & François (e não por Jonas Akerlund, como chegou a ser anunciado) — tem sido, no mínimo, um objecto volátil. Podem vê-lo aqui em baixo se, entretanto, se mantiver a respectiva localização no YouTube...
Lançado no site Tick Tock (onde agora apenas surge um relógio em que todos os algarismos são "4"), tem sido objecto de algumas raras difusões televisivas e, ao contrário do que é tradição quando surge um single de um álbum muito promovido, mantém-se como um objecto relativamente "secreto". Porquê? Porque, de facto, uma vez mais com Madonna, a tradição já não é o que era...
Ou seja: como sempre muito avisada sobre as leis contemporâneas da oferta e da procura, Madonna transformou o seu clip em objecto comercial ligado ao CD, vendendo-o no iTunes (para já, apenas nos EUA) — é um sinal óbvio, e obviamente sintomático, de como podemos estar a assistir à "promoção" comercial dos telediscos, entrando no mesmo mercado, também ele em acelerado crescimento, dos filmes. Na prática, e de modo muito perverso, é a própria lógica fundadora da MTV — a passagem de telediscos numa espécie de paisagem aberta da música e para a música — que está posta em causa.
Dito isto, convém acrescentar que não poderia haver objecto mais em consonância com o seu presente do que este magnífico 4 Minutes. Que é como quem diz: assistimos a um pequeno exercício de teatro & dança em que tudo — desde o cenário, desdobrável como uma imensa folha de papel, até ao rosto de Madonna, transparente como uma "radiografia" digital — nos remete para um universo de formas instáveis, festivamente enredadas na sua mútua reconversão. Moral desta história de final (sempre) ambíguo: o jogo de espelhos continua, prosseguindo também a arte de reconversão das imagens herdadas.