
Nostalgia dos anos oitenta? Inevitavelmente, ou não fosse essa a lei mais automática do
marketing "cultural". Dos setenta? É um
must. Sessenta? Mal ou bem, as memórias que daí vêm já adquiriram peso institucional... Mas nestas coisas de revisitação do passado, deve-mos estar preparados para todos os ziguezagues. De acordo com um dossier de
The Independent, são os
fifties que estão aí a bater à por-ta. Os Beatles?
No, please, Buddy Holly!
A nostalgia da década de
1950 é um dos temas da edição dominical do diário britânico, observando os sinais que, da vida noturna à moda — passando inevi-tavelmente pela música —, nos permi-tem perceber que há uma Londres, mi-noritária mas militante, apostada em revisitar a juventude dos seus pais ou avós —
youth without youth, alguém disse... A abordagem jornalística é tanto mais interessante quanto surge acompanhada de um
portfolio, assinado por Annie Collinge, retratando personagens desta deliciosa no-víssima
trend — na imagem acima reproduzida deparamos com Ellen van de Graaf (artista) e Melanie Malherber (
web designer) em pose que poderíamos admitir num clássico de Powell/Pressburger. À margem, registe-se que o jornal
The Independent se tornou uma raridade nas bancas portuguesas e que, por regra, a edição de domingo aparece (quando aparece..) amputada da respectiva revista.