
Vale a pena ir ao site da BBC2 e espreitar o video promocional de White, uma série documental que a estação britânica apresenta ao longo do mês de Março. O “branco” do título refere-se aos trabalhadores de cor branca, sendo o objectivo da série testemunhar e compreender um contexto em que o fluxo de imigrantes se transformou num elemento fulcral das dinâmicas económicas e sociais. De acordo com as sugestivas palavras do título do press release da BBC, trata-se de analisar “o que significa ser branco e trabalhador na Grã-Bretanha do século XXI”.

Mas não é apenas por isso que sugiro uma visita à BBC na Internet. Acontece que o respectivo site foi objecto de uma remodelação recente cuja exemplaridade importa celebrar. De facto, estamos perante uma oferta que se distingue por um estilo em que o rigor informativo não é incompatível (antes pelo contrário...) com a mais sóbria e elaborada sedução iconográfica.
Das convulsões da política internacional às últimas novidades do futebol inglês, a BBC reafirma as suas qualidades de estação de referência. Em páginas de um grafismo elegante e didáctico, deparamos com um site que pratica a informação televisiva a partir das imagens, como é óbvio, mas sem nunca esquecer o peso, a importância e o valor (in)formativo do texto. Em tempos de tantas “modernices” que levam a proclamar que “tudo é imagem”, esta serena valorização do texto constitui uma bela lição televisiva, mediática e cultural.