Depois do lançamento das História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard, sem dúvida um acontecimento marcante dos últimos meses, o mercado português do DVD volta a receber uma edição a todos os títulos excepcional: a obra completa de Norman McLaren (1914-1987), mestre canadiano (de facto, nascido na Escócia) da animação cinematográfica.
A edição (em 7 discos) tem a chancela do Office National du Film/National Film Board, entidade que serviu de base de produção ao trabalho de McLaren: para além dos filmes, inclui muitos materiais alternativos, várias abordagens documen-tais do seu trajecto de vida e ainda um livro/catálogo. Em boa verdade, e junta-mente com Walt Disney (1901-1966), Mc-Laren é um nome vital para compreender a evolução dos desenhos animados, desde a integração do experimentalismo formal e narrativo de pioneiros como Sergei Eisenstein (1898-1948) até à filmagem imagem a imagem, passando pela intervenção directa nos fotogramas. Como bom pedagogo, ele foi autor de uma série, Animated Motion, destinada a difundir as bases técnicas da animação e também as suas potencialidades artísticas. Nesta perspectiva, a (re)descoberta da filmografia de McLaren — no essencial constituída por dezenas de curtas-metragens — pode ser tanto mais estimulante quanto estamos face a uma idade pré-digital das imagens e das linguagens cinematográficas.