domingo, novembro 04, 2007

Um sopro de Mozart

Depois de Concertante, um segundo disco do Freiburger Barrockorcheter dedicado a concertos de Mozart (1756-1791). Wind Concertos (Harmonia Mundi), em concreto, recolhe quatro obras compostas para instrumentos de sopro como solistas. Mozart compôs concertos para todos os instrumentos de sopro existentes à sua época, todos eles dedicados ou encomendados por músicos que conhecia. Um dos concertos que este disco apresenta revela, inclusivamente, uma atenção para com o fagote, então ainda pouco usado como instrumento solista. O Concerto para fagote (K 191), o único dos quatro aqui gravados sem destinatário confirmado na época da sua composição, revela a curiosidade do compositor para com as potencialidades tímbricas de um instrumento ainda pouco usado neste contexto. E explora tanto as suas capacidades técnicas, nomeadamente a sua amplitude, assim como a sua relação com a orquestra. Outro dos concertos aqui reunidos, o Concerto para Oboé (K 207, de 1777) foi, durante muitos anos, um caso ignorado por muitos. A música era já conhecida numa transcrição para flauta feita em 1778, esta então resultado de uma encomenda de um flautista holandês. E, na verdade, só em 1920 a totalidade da partitura de um concerto para oboé solista foi localizada, confirmada pela correspondência do músico. Todavia, os documentos então estudados revelam erros e simplificações (face à transcrição para flauta), que lançam questões sobre se é mesmo esta a versão original, ou já uma segunda revisão. O restante alinhamento deste disco junta ainda os Concertos para Trompa números 1 e 4. Todos eles interpretados em instrumentos de época, permitindo a sua audição reencontrar um tempo de intensa exploração das capacidades técnicas e da expressividade dramática destes instrumentos.

Neun Deutsche Arien (Hyperion) é um interessante retrato da curta produção vocal de Handel (1685-1759) na sua língua materna (o alemão). O disco reúne uma série de árias cuja origem se atribui a textos de um poeta e político de Hamburgo, Barthold Heinrich Brocks, que se crê tenha conhecido Handel quando ambos estudaram na universidade, em Halle, entre 1702 e 1704. Carolyn Sampson (soprano) é a protagonista desta elegante gravação na qual é acompanhada pelo The King’s Consort. Entre as nove árias gravadas o alinhamento inclui três sonatas para oboé do compositor, nas quais é solista Alexandra Bellamy. Um esclarecedor ensaio no booklet contextualiza estas obras.