segunda-feira, novembro 05, 2007

'Help!' chega hoje ao DVD

Depois de A Hard Day’s Night (Richard Lester, 1964) e do filme de animação Yellow Submarine (George Dunning e Dennis Abey, 1968), um terceiro filme dos Beatles chega agora ao DVD. Tal como os anteriores, surge em cópia expressamente restaurada para o efeito. Além do restauro da imagem, o som foi também alvo de intervenção técnica, remisturado para 5.1. O DVD, a editar no próximo dia 5, inclui, além do filme, uma série de documentários preparados para esta edição. The Beatles In Help é um making of rodado 32 anos depois. Recupera o som de declarações dos quatro Beatles na época, mostra imagens de bastidores e junta entrevistas, actuais, a figuras-chave na criação de Help!, do realizador Richard Lester à actriz Eleanor Bron, não esquecendo a designer Julie Harris, responsável pelo guarda roupa. The Restauration of Help é, como o título indica, uma minuciosa apresentação do longo processo de recuperação do celulóide original. Memories of Help, por sua vez, é uma reunião de recordações, na primeira pessoa, de figuras associadas à produção. Filme e documentários são legendados.
O conjunto de extras inclui ainda uma cena inédita, trailers promocionais (dois norte-americanos e um espanhol) e ainda dois spots usados na rádio norte-americana na altura da estreia do filme em 1965. Além da edição normal surgirá no mercado uma outra, limitada, que incluirá, além do filme e do segundo DVD com extras, um livro de 60 páginas com fotos e notas de produção, e a reprodução do guião original com anotações e um poster.

Help! (estreado em Portugal, na época, com o título Socorro!) foi, cronologicamente, o segundo filme dos Beatles. Depois de uma estreia num registo próximo do documental (em A Hard Day’s Night, entre nós estreado como Os Quatro Cabeleiras do Após-Calipso), o realizador Richard Lester propôs uma ideia de ficção, temperada com o sentido de humor, ainda alguma ingenuidade e o bom clima que então era vivido entre o grupo.
Richard Lester teve à sua disposição um orçamento maior que o de A Hard Day’s Night. Help! foi, assim, rodado a cores, levando os Beatles a locais tão variados como, entre outros, os Alpes austríacos, as Bahamas ou Londres. Inspirado pelo clássico Duck Soup dos Irmãos Marx, sendo também uma sátira à então recentemente estreada série de filmes James Bond e revelando um hilariante nonsense, Help! é uma narrativa de ficção que cruza o que podemos descrever como “telediscos” de algumas canções dos Beatles com diálogos e sequências de acção. No centro da trama está uma perseguição sem fim de membros de uma seita que venera a deusa Kali a Ringo. O baterista dos Beates usa um anel vermelho que, na verdade, não é mais que um elemento fundamental aos sacrifícios em honra da deusa. Pelos Alpes, pelas Bahamas, por Londres, nada pára quem quer arrancar o anel do dedo de Ringo... Durante a rodagem George Harrison descobriu o som da cítara e uma paixão pela cultura indiana que viria a ter repercussões no futuro da sua música.
PS. Texto editado a partir de um outro, publicado no DN




Excerto do filme Help!
The Night Before