sexta-feira, novembro 09, 2007

A decadência da cinefilia

Este texto foi publicado no derradeiro número da revista Premiere (Outubro de 2007), com o título 'Quem quer acabar com o cinema?! >>>
Há dias, num lugar público, não pude deixar de ouvir uma conversa entre dois adultos. Dizia um deles que o mais recente filme de Manoel de Oliveira é sobre Cristóvão Colombo (Cristóvão Colombo – O Enigma) e acrescentava, em tom jocoso, que não está a pensar gastar longas horas numa sala de cinema para o ver... Ainda não vi o filme de Oliveira, mas sei, em todo o caso, que dura 70 minutos. Reparei, com curiosidade, que o mesmo adulto se fazia acompanhar por uma criança, indiferente à conversa, usando uma t-shirt com uma imagem do mais recente filme de Batman (Batman – O Início). Ironicamente, este dura exactamente o dobro do filme de Oliveira: 140 minutos.
Por vezes, o quotidiano parece fabricar estas pequenas fábulas, acidentais e, ao mesmo tempo, muito reveladoras. Como se compreenderá, não se trata de avaliar opiniões seja sobre o que for, ou seja de quem for... Trata-se, isso sim, de reconhecer que, em matéria de cinema, há quem tenha “opinião”, antecipada e automática, mesmo desconhecendo o filme em causa. O facto de se tratar de um filme português é irrelevante para o caso. Acontece apenas que algo está mal quando se desenvolve um “público” que julga conhecer aquilo sobre o qual nem sequer possui informação (ou cuja informação não lhe é dada).
Infelizmente, todos sabemos que este episódio, mesmo no seu aspecto mais caricatural, está longe de ser um caso isolado. De facto, a cinefilia clássica está decadente ou é, pelo menos, minoritária. O cinéfilo, convém lembrar, não é aquele que concorda com os críticos (afinal de contas, nem os críticos concordam entre si). É sim aquele que quer conhecer o cinema por aquilo que é e, acima de tudo, não o confunde com uma duplicação das mais medíocres formas televisivas de ficção.
Há um contraponto a tudo isto: na prática, cada vez há mais filmes que são estreados sem um firme apoio promocional (nem tempo de exibição) para, pelo menos, construirem um público. Lembro o exemplo de um filme, a meu ver brilhante, este ano estreado e já lançado em DVD: O Bom Pastor. Discretamente, dir-se-ia que se limitou a marcar presença... E, no entanto, estamos a falar de um filme com actores tão populares como Robert De Niro (também realizador), Angelina Jolie e Matt Damon [foto].
Será que o mercado e, sobretudo, os seus agentes caminham no sentido de “exterminar” o cinema? Não é um problema de competências, mas tão só uma questão de estratégias. Será que os decisores que trabalham no espaço do cinema acreditam que os filmes podem viver num regime que se limite a duplicar o estilo e o aparato dos fenómenos televisivos?
O espectador que julga saber tudo sobre os filmes de Oliveira é apenas a ponta de um estranhíssimo icebergue. Dir-se-ia que o mercado passou a viver da agitação periódica dos blockbusters, tentando pelo meio "salvar" os outros filmes. Acontece que nesse meio está a maioria dos filmes. E sem eles não é possível sustentar uma actividade cinematográfica economicamente sólida.