As relações políticas >>> O Caimão é um filme sobre Silvio Berlusconi que filma uma jovem cineasta (Jasmine Trinca) que está a fazer um filme sobre Silvio Berlusconi que se chama... O Caimão. Assim se instaura um jogo de espelhos que Nanni Moretti conduz às suas consequências mais extremas — cinematograficamente mais extremas, entenda-se. Isto porque o núcleo crítico de O Caimão/O Caimão acaba por ser esse de se saber como encenar Berlusconi. O actor Elio De Capitani na personagem de Berlusconi é apenas uma resposta (entre várias possíveis) a tal dúvida. Jogando num discreto efeito de proximidade física, Moretti utiliza-o como uma espécie de fantasma burlesco do próprio Berlusconi (repare-se nas cenas televisivas e, em particular, nesse momento incrível em que a personagem é "alagada" pelo dinheiro que cai do tecto). Para o cineasta, trata-se de partir de artifícios desse género para, a pouco e pouco, definir um Berlusconi devorador que afecta todos os destinos individuais. Este é, afinal, um cinema em que a política se confunde com a problematização de todas as formas quotidianas de relação.