segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Bola de Berlim (3)

NG Entre a vastíssima oferta cultural de Berlim conta-se uma interessante exposição no Deutsche Historisches Museum sobre propaganda. Kunst Und Propaganda (Arte e Propaganda, em português) compara as linguagens (sobretudo visuais) entre a Alemanha de Hitler, a Itália de Mussolini, a União Soviética de Estaline e os Estados Unidos de Rosevelt.
Há espantosas afinidades apesar das, por vezes, enormes distâncias ideológicas. O culto do corpo na Alemanha não foge ao russo. A celebração dos feitos da tecnologia americana não estão longe dos soviéticos. A presença de um sentido de ordem militarista alemão aproxima-se do italiano. As arquitecturas são semelhantes (os planos da Nova Berlim de Albert Speer não fogem ao geometrismo grandioso de Washington DC). A importância da família mora nos EUA, como na Alemanha…
A força da imagem (e carisma) dos líderes é transversal a todos. E depois das semelhanças, surgem as diferenças culturalmente decretadas ou ideologicamente formatadas. O protagonismo masculino só é “incomodado” pela força da presença da mulher (mãe) em Itália. A celebração da masculinidade (e virilidade) na Alemanha e EUA tem por contraponto uma “igualdade” homem/mulher na URSS… O centrar de uma imagem de progresso urbano na Alemanha e Itália contrasta com a dispersão de olhares rurais nos EUA e URSS… Todos diferentes… Mas, ocasionalmente, quase iguais.