sexta-feira, agosto 04, 2006

Sudoeste 06.2

O que parecia uma potencial enchente a meio da tarde confirmou-se realidade em pleno serão. O recinto está bem concorrido como se costuma ver apenas nas noites de sábado, almas divididas entre as "vibrações" do palco principal e as propostas mais variadas da tenda Planeta Sudoeste, esta última de tráfego difícil nas últimas horas, tais foram as concentrações para ver The Kooks (a surpresa) e Seu Jorge (a confirmação).
Ainda a meio da noite, o melhor do dia um do Sudoeste 2006 foi (até agora, sublinhe-se) o soberbo concerto de abertura da festa, com os Gaiteiros de Lisboa. Novo álbum em apresentação, alguns recuerdos em revisão, e a presença de Pacman a garantir um dos momentos de maior entusiasmo. Tal como acontecera há dois anos no palco secundário do Rock In Rio, a actuação dos Gaiteiros de Lisboa (agora no palco principal do Sudoeste) mostrou como as suas linguagens são de contágio rápido e eficaz.
Ouve-se falar espanhol e inglês. Comem-se pães com chouriço. Há por cá restaurantes Telepizza, KFC, McDonald's... De tarde houve desfile de batucadas em pleno relvado. A roda gigante já rola... Exceptuando os Gaiteiros de Lisboa, ainda não houve motivos maiores de entusiasmo maior, mas o Sudoeste número dez respira saúde.
P.S. Que medíocre engano é esta bandeca pop-ularucha, sub-Morcheeba, que se chama Mattafix? Até agora é deles o prémio do pior concerto do festival.
Foto de Rodrigo Cabrita