quinta-feira, dezembro 29, 2005

A imensa minoria também dança

O Incógnito foi uma das casas onde dançou mais variada música ao longo de 2005, alternativa a algumas ditaduras de formatos e géneros que caracterizam a esmagadora maioria das noites, sobretudo quando dominadas por DJs que reduzem os seus conhecimentos de música aos máxis de house, techno, deep ou lá o que mandam as modas (ensopadas, sobretudo, em vulgaridades para batida e meia dúzia de notas em dieta de ideias). Espaços como o rock e o hip hop não têm expressão coincidente à dos seus públicos reais nas discotecas lisboetas, inundadas quase todas elas pela receita fácil, mais-do-mesmo, acima citada, salvo excepções, que as há, porque também há bons DJs de house ou techno (mas são coisa rara, tal é a matilha de medíocres que giram discos com penteado à maneira, T-shirt da onda e olhar matador com ares de vedeta, que não são, sem imaginar o que são uns Funkadelic, uma Yellow Magic Orchestra ou um Juan Atkins, afinal autores das cartilhas das linguagens que usam todas as noites).
O Incógnito foi terra firme e segura para quem gosta de rock alternativo (dos 18 aos 45 anos, mais coisa menos coisa) e boa electrónica, e quer mexer as pernas sem ter de levar com uma valente dose metronómica de betoneira e camartelo. Das memórias de 70, 80 e 90 a um atento acompanhamento das novidades, do rock ao bom electro, foi quase um refúgio para uma imensa minoria. E, confesso, o único lugar onde a noite me viu este ano (sobretudo nas sessões Planeta Pop, das quais um flyer deste ano ilustra este post). Vem aí novo ano para o Incógnito. E avançamos aqui com a programação da casa ao longo dos próximos dias. Para começar o ano a dançar o bom e o diferente.

Hoje: The Clients Are Taking Control (pop alternativa, indie). DJs Luis Bento + Luís Soares. Vídeo EyeCandy
Dia 30: Pop Pop & Away! (retrokitsch, disco funk, pop/rock alternativo). DJ Fernando Morgado. vídeo Valise d'Images
Dia 31: Hit Me '06 Passagem de ano, abre à 1.30 (alternative pop hits, electropop hits).
DJ Raygun

Janeiro:
Dia 4: Replay (retro, new wave, anos 80 e 90). DJ Pedro Chaves. Vídeo EyeCandy
Dia 5: Wonderful Elecxtric (indie, electrónica, novidades). DJ Rai. Vídeo EyeCandy
Dia 6: Pop Pop & Away! (retrokitsch, disco funk, pop/rock alternativo). DJ Fernando Morgado. vídeo Valise d'Images
Dia 7: Planeta Pop (pop alternativo, punk funk, novidades). DJs Electrodomésticos: Paulo Garcia + Paulo Lizardo. Vídeo Valise d'Images

Aqui podem inscrever-se numa mailing list para receber a programação semanal do Incógnito.

MAIL