quarta-feira, novembro 02, 2005

Dez ilustres (des)conhecidos

Para fugir aos media, às hordas de fãs, a uma noite de maior respnsabilidade, a potenciais ameaças, ou o que mais quisermos conjecturar, muitas bandas apresentam-se, por vezes, sob 0utras designações. Nos últimos tempos, e com o terror da pirataria em mente, as cópias de avanço dos últimos álbuns dos Depeche Mode e Rolling Stones vinham, respectivamente, assinadas pelas bandas Black Swarm e The Little Wonders. A longo dos anos, muitos têm sido os pseudónimos pop para ocasiões especiais. Aqui ficam dez:

THE BLACK HANDS. Os Franz Ferdinanand anunciaram com este nome (o do movimento que assassinou o arquiduque Francisco Fernando em 1914) um concerto um concerto secreto em Leeds, em 2004. Mas a verdade veio ao de cima, e acabaram a tocar um set acústico na rua para os fãs que se apinharam à porta.

FAITHLESS & THE WONDER BOYS. Os Radiohead usaram este nome para um concerto secreto para o aniversário do seu tour manager, em 1994, no Royal Berkshire Social Club, em Reading.

THE SPOTS. Depois dos escândalos, os Sex Pistols começaram a ser evitados por muitos donos de salas e promotores de espectáculos. Com este nome alternativo (iniciais para Sex Pistols On Tour Secretly) voltaram à estrada, primeira data a 19 de Agosto de 1977 em Wolverhampton.

MELVANA. Na semana em que Nevermind somou dupla platina, em Janeiro de 1992, Dave Grohl e Krist Novoselic tocaram sob este nome no Crocodile's Cafe de Seatle. O nome indiciava a presença de Buzz Osbourne, dos Melvins, no lugar de Kurt Cobain.

THE KRUSH BROTHERS. Para alguns concertos secretos em 1988 e 89, os Duran Duran responderam sob este nome. Ainda gravaram um lado B usando "Krush Brothers Edit". E em Portugal houve um clube de fãs que adoptou o nome.

THE NOBS. Ameaçados de processo por idevida utilização do nome por uma dinamarquesa que se dizia herdeira do conde Von Zeppelin, os Led Zeppelin, intimidados, fizeram a digressão escandinava de 1970 com este nome.

BLUE MONDAY & THE COCKROACHES. Um concerto secreto, de ensaio geral para a digressão de 1981 dos Rolling Stones, num clube de 350 lugares em Worcester (Massachusets). O segredo durou pouco e a fila, à porta, contava cinco mil fãs.

BINGO HAND JOB. Os R.E.M. apresentaram-se com este nome para dois concertos em Março de 1991 em Londres, nos quais foram visitados em palco por amigos como Billy Bragg e Robin Hitchcock, entre outros.

THE RED HOT & BLUE. Prince, com os Revolution, deram sob esta designação um concerto único, em Cincinatti, em Setembro de 1984.

JOHN'S BOYS. Dado que o pai de Paul Weller, John, esteve para ser manager dos The Jam, a banda usou este nome para um concerto discreto no Marquee, em Londres, em Novembro de 1979.

MAIL