sexta-feira, setembro 09, 2005

"Cahiers" na Net

Incontornável pelas memórias que a sua história abarca — o primeiro número, de Abril de 1951, tem na capa uma célebre imagem de Gloria Swanson, em O Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder —, a revista francesa Cahiers du Cinéma tornou-se também uma das mais completas na Net. Assim, no seu site, os Cahiers du Cinéma passaram a disponibilizar toda a sua colecção — são mais de 190 mil documentos, num total que excede as 70 mil páginas: capas, sumários e notícias são de acesso livre; os artigos custam 2 euros cada. Entretanto, uma parte significativa dos textos dos números mais recentes está disponível, sem custos, em francês, inglês e espanhol.
Este é, afinal, um património essencial para conhecer e compreender a Nova Vaga francesa (Godard, Truffaut, Rohmer, etc.), a conjuntura em que se gerou e os efeitos revolucionários que produziu. Depois disso, a história dos Cahiers passa também pelas principais convulsões do cinema mundial: o "cinema político" dos anos 60/70, a integração da semiologia nas análises fílmicas, as modernas transformações tecnológicas ou, em tempos mais próximos, a importância crescente do DVD.
O site é também uma via para conhecer as actividades da revista, em particular na área editorial e, ultimamente, também no mercado do DVD.
MAIL