domingo, março 17, 2019

Richard Erdman (1925 - 2019)

É um daqueles secundários do cinema clássico de Hollywood que nunca foi uma estrela, mesmo se o seu talento e versatilidade marcou dezenas de filmes: o actor americano Richard Erdman faleceu no dia 16 de Março, em Los Angeles — contava 93 anos.
Começou na Warner Bros., estreando-se em A Vaidosa (1944), uma realização de Vincent Sherman com Bette Davis e Claude Rains. Surgiu em títulos como Objectivo Burma (1945), de Raoul Walsh, O Desesperado (1950), de Fred Zinnemann (filme de estreia de Marlon Brando), ou Inferno na Terra (1953), de Billy Wilder (título original: Stalag 17 — lendário drama sobre um grupo de prisioneiros americanos capturados pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial).
Na transição para a década de 60, e tal como muitos actores da sua geração, passou a trabalhar sobretudo em televisão — a sua composição mais célebre terá sido em A Kind of a Stopwatch (1963), episódio de The Twilight Zone dirigido por John Rich a partir de um argumento de Rod Serling, centrado num homem que adquire um relógio capaz de parar o tempo. Foi também ilustrador e poeta, tendo publicado uma colectânea dos seus poemas com o título The Apocalyptic Kid.

>>> Genérico de abertura de Stalag 17 + cena de A Kind of a Stopwatch.




>>> Obituário em The Hollywood Reporter.