domingo, fevereiro 03, 2019

Alfonso Cuarón & Spike Jonze

Alfonso Cuarón
Com o seu maravilhoso Roma, Alfonso Cuarón recebeu o prémio de melhor realizador (longa-metragem, cinema) atribuído pela Directors Guild of America (DGA). Mais, incomparavelmente mais, do que as escolhas dos tão falados Globos de Ouro, esta é uma distinção que permite considerar o mexicano como grande favorito para o Oscar da mesma categoria (a atribuir a 24 de Fevereiro).
Na lista de prémios da DGA, assinale-se também a presença do actor Ben Stiller, neste caso como realizador da excelente mini-série Escape at Dannemora, e ainda Spike Jonze, na categoria de realização de filmes publicitários com Welcome Home, promovendo o Apple HomePod.
Protagonizado pela talentosa inglesa FKA Twigs, cantora com dotes de bailarina, Welcome Home [video] é um prodigioso exercício de imaginação cenográfica, afinal colocando em cena um dos valores mais fortes da actual conjuntura tecnológica. A saber: o enfrentamento da solidão individual através de uma (in)dependência gerada pela integração caseira dos mais variados gadgets "humanizados" — fascinante, sem dúvida, e também assustador.