quinta-feira, outubro 18, 2018

Jacques Monory (1924 - 2018)

Pintor muito marcado pela imagem cinematográfica, o francês Jacques Monory faleceu no dia 17 de Outubro, em Paris — contava 94 anos.
Tendo exposto pela primeira vez em 1952, em Paris, na Galeria Drouant-David, Monory integrou  nas suas composições muitos elementos da Pop Art americana, ao mesmo tempo afirmando-se como um dos artistas nucleares da chamada figuração narrativa (a que também está ligado, por exemplo, o espanhol Eduardo Arroyo, falecido a 14 de Outubro, contava 81 anos).
Trabalhando obsessivamente sobre a cor azul, os seus quadros apropriavam-se de elementos cinéfilos (do género noir, por exemplo) ou da iconografia da sociedade de consumo para construir cenas em que os sinais da vida colectiva oscilam da citação ambígua até ao puro pesadelo. Não por acaso, ao longo dos anos 70, a sua obra foi objecto de interesse para os Cahiers du Cinéma, ajudando a discutir as condições de sobrevivência da memória histórica dos filmes face à sua instrumentalização por linguagens da publicidade e do marketing. Para além de instituições como o Centro Pompidou ou o Museu de Arte Moderna (Paris), Monory está presente na Colecção Berardo, com a tela Velvet Jungle nº10 / 1.
[ 1976 ]
La Terrasse nº 8 (1989)
Tanatorolls (1986)
Velvet Jungle nº 10 / 1 (1970)

>>> Fragmento de uma conversa com Henri François Debailleux.


>>> Obituário no jornal Le Monde.
>>> Jacques Monory na Galeria Richard Taittinger.
>>> Entrevista na France Culture.
>>> Site oficial de Jacques Monory.