quarta-feira, agosto 22, 2018

Barbara Harris (1935 - 2018)

Rodagem de INTRIGA EM FAMÍLIA
— Barbara Harris e Alfred Hitchcock
Actriz de formação teatral, membro do Actors Studio, teve uma carreira cinematográfica tão discreta quanto admirável: a americana Barbara Harris faleceu no dia 21 de Agosto, vitimada por cancro de pulmão — contava 83 anos.
Começou no Playwrights Theatre, em Chicago, tendo sido colega de vários nomes que viriam a ter importantes carreiras televisivas e cinematográficas, como Edward Asner, Elaine May e Mike Nichols. Na Broadway, a sua versatilidade permitiu-lhe representar em registos muito diversos, do musical The Apple Tree (que lhe valeu um prémio Tony) à Mãe Coragem, de Brecht.
Estreou-se na televisão em 1961, num episódio de Alfred Hitchcock Apresenta, tendo surgido em séries como Naked City ou The Defenders. No cinema, um dos seus primeiros papéis, em Quem é Harry Kellerman? (1971), de Ulu Grosbard, contracenando com Dustin Hoffman, valeu-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária. Foi brilhante, assumindo personagens de contraditória vulgaridade, em Nashville (1975), retrato íntimo da cidade da música country por Robert Altman, e Intriga em Família (1976), derradeira realização de Alfred Hitchcock, perverso conto moral sobre o valor do dinheiro e o fantasma da morte. A comédia familiar As Aventuras de Annabel (1976), produção Disney com Jodie Foster, foi um dos seus maiores sucessos comerciais. Surgiu ainda, por exemplo, em títulos tão especiais como A Sedução de Joe Tynan (1979), de Jerry Schatzberg, Corações em Segunda Mão (1981), de Hal Ashby, e Peggy Sue Casou-se (1986), de Francis Ford Coppola. Retirou-se em finais da década de 90, durante alguns anos dedicando-se ainda ao ensino dramático.

>>> Trailer de Nashville.


>>> Obituário no New York Times.