quarta-feira, junho 13, 2018

David Douglas Duncan (1916 - 2018)

David Douglas Duncan fotografado por Joe McNally
Notável fotógrafo de contextos de guerra, o americano David Douglas Duncan faleceu no dia 7 de Junho em Grasse, França — contava 102 anos.
Natural de Kansas City, foi no jornal The Kansas City Star que começou a sua carreira de fotojornalista. Fotografou momentos emblemáticos da Segunda Guerra Mundial, incluindo a cerimónia de rendição oficial do Japão, mas seriam sobretudo as suas imagens da Guerra da Coreia que consolidaram o seu prestígio, definindo-o como um notável observador dos conflitos militares através das nuances individuais. Especialmente célebre é a sua foto do marine cap. Francis 'Ike' Fenton, na Coreia, em 1950, ao ser informado de que a sua companhia está quase sem munições — o rosto de Fenton está na capa de My 20th Century, um dos seus livros mais célebres.
Colaborou frequentemente com a Life e o National Geographic Magazine. Esteve também no Vietname, tendo publicado dois livros que reflectiam a sua crescente discordância do envolvimento militar dos EUA: I Protest! (1968) e War Without Heroes (1970). Vários outros volumes ilustram a sua amizade com Pablo Picasso — entre eles está Picasso & Lump: A Dachshund's Odyssey (2006), centrado no basset do pintor.

Cerimónia de rendição do Japão, 2 Setembro 1945
Marines no Vietname, 8 Fevereiro 1968
[Arcade Publishing, 2015]
Picasso e Lump, 1957
>>> Obituário no New York Times.