domingo, março 04, 2018

OSCARS x 9

Na edição nº 90 dos Oscars, há nove filmes para a mais ambicionada estatueta dourada: eis algumas perspectivas, hipóteses e especulações — este texto foi publicado no Diário de Notícias (3 Março).

Num máximo possível de dez, são nove os títulos que estão nomeados para o Oscar de melhor filme de 2017. Um deles, A Forma da Água, conseguiu nada mais nada menos que 13 nomeações; The Post é o menos citado, surgindo apenas em duas categorias. Para além da categoria principal, eis as outras nomeações dos nove candidatos (total entre parêntesis).

Realizador – Guillermo del Toro
Actriz – Sally Hawkins
Actor secundário – Richard Jenkins
Actriz secundária – Octavia Spencer
Argumento original – Guillermo del Toro e Vanessa Taylor
Música – Alexandre Desplat
Montagem de som – Nathan Robitaille e Nelson Ferreira
Mistura de som – Christian Cook, Brad Zoern e Glen Gauthier
Cenografia – Paul Denham Austerberry, Shane Vieau e Jeff Melvin
Fotografia – Dan Laustsen
Guarda-roupa – Luis Sequeira
Montagem – Sidney Wolinski

É bem verdade que há casos em que a acumulação de nomeações não se traduz em grandes triunfos, mas o filme de Guillermo del Toro é um fenómeno de popularidade, dentro e fora da indústria. O próprio del Toro parece ser o vencedor antecipado na categoria de realização.
_____

Realizador – Christopher Nolan
Música – Hans Zimmer
Montagem de som – Richard King e Alex Gibson
Mistura de som – Mark Weingarten, Gregg Landaker e Gary A. Rizzo
Cenografia – Nathan Crowley e Gary Fettis
Fotografia – Hoyte van Hoytema
Montagem – Lee Smith

Os filmes de Batman tornaram o inglês Christopher Nolan um valor forte de Hollywood, sem lhe retirar uma importante independência criativa. Surge, por isso, como grande rival de Guillermo del Toro na categoria de realização. O seu filme é também um fortíssimo candidato nas categorias de som.
_____
Actriz – Frances McDormand
Actores secundários (2) – Woody Harrelson e Sam Rockwell
Argumento original – Martin McDonagh
Música – Carter Burwell
Montagem – Jon Gregory

Outro caso de popularidade, em grande parte enraizado nos intérpretes: Frances McDormand e Sam Rockwell são hiper-favoritos nas respectivas categorias. Martin McDonagh falha a nomeação na categoria de realização, mas surge na de argumento original (curiosamente, ganhou um Oscar, em 2006, de melhor curta de imagem real).
_____

Actor – Gary Oldman
Cenografia – Sarah Greenwood e Katie Spencer
Fotografia – Bruno Delbonnel
Caracterização – Kasuhiro Tsuji, David Malinowski e Lucy Sibbick
Guarda-roupa – Jacqueline Durran

Consagrado pela maior parte das associações profissionais ou de críticos americanos, Gary Oldman parece “condenado” a ganhar o Oscar. Com Joe Wright fora da categoria de realização, o filme, graças à concepção do rosto de Churchill (“sobreposto” ao de Gary Oldman), parece ter sérias hipóteses na caracterização.
_____

Realizador – Paul Thomas Anderson
Actor – Daniel Day-Lewis
Actriz secundária – Lesley Manville
Música – Jonny Greenwood
Guarda-roupa – Mark Bridges

Será que Daniel Day-Lewis, naquele que se anuncia como o seu derradeiro papel, consegue superar o favoritismo de Gary Oldman? É duvidoso. Apesar do seu imenso reconhecimento crítico, o filme corre mesmo o risco de não ganhar um único Oscar — em qualquer caso, é no guarda-roupa que a sua candidatura é mais forte [House of Woodcock: da banda sonora composta por Jonny Greenwood].

_____

Realização – Greta Gerwig
Actriz – Saoirse Ronan
Actriz secundária – Laurie Metcalf
Argumento original – Greta Gerwig

Dupla proeza para Greta Gerwig: é a única mulher nomeada na categoria de realização (a quinta em toda a história dos Oscars), surgindo também na categoria de argumento original. Apesar do sucesso de estima do filme, pode bem ser um dos que ficará sem qualquer prémio.
_____
Actor – Timothée Chalamet
Argumento adaptado – James Ivory
Canção (“Mystery of Love”) – Sufjan Stevens

O destaque vai para a proeza de Timothée Chalamet que entra na lista dos mais jovens nomeados de sempre na categoria de melhor actor (22 anos). O veterano James Ivory é um sério candidato no argumento adaptado e a canção de Sufjan Stevens parece ser a única capaz de contrariar o favoritismo de Remember Me, do filme de animação Coco.
_____

FOGE (4)
Realização – Jordan Peele
Actor – Daniel Kaluuya
Argumento original – Jordan Peele

Para além de ter o seu filme entre os nomeados para o Oscar máximo (coisa rara numa produção que se inscreve nos cânones do cinema de terror), Jordan Peele consegue a proeza de ser candidato nas categorias de realização e argumento original — e não há dúvida que nesta última se apresenta como o mais forte candidato.
_____

Actriz – Meryl Streep

Meryl Streep reforça a sua condição de recordista de nomeações nas categorias de interpretação — é candidata pela 21ª vez. Numa conjuntura em que tanto se discute a questão da verdade em política, é no mínimo bizarro que o filme seja esquecido nas categorias de realização e argumento. Enfim, Steven Spielberg está habituado... [Debate organizado por The Washington Post, com Meryl Streep, Steven Spielberg, Tom Hanks, Bob Odenkirk e Bradley Whitford].


* * * * *

Outras nomeações a ter em conta

Entre os títulos que não concorrem para melhor filme do ano, há outras nomeações que merecem destaque:
Embora presente numa única categoria, trata-se de um filme com uma nomeação importante na categoria de melhor actor: Denzel Washington, no papel de um advogado a contas com graves problemas legais e morais.

Aos 27 anos, Margot Robbie estreia-se nas nomeações, na categoria de melhor actriz; o filme valeu ainda uma nomeação a Allison Janney, como actriz secundária (é a grande favorita), e outra para melhor montagem.

Com um número significativo de nomeações, a saga futurista dirigida por Denis Villeneuve surge apenas nas categorias técnicas: montagem de som, mistura de som, cenografia, fotografia e efeitos visuais.

É um dos títulos que “corre por fora”, com algumas importantes nomeações, nomeadamente nas categorias de actriz secundária (Mary J. Blige) e argumento adaptado. Surge ainda entre os candidatos a canção e fotografia.
O filme mais rentável do ano trouxe uma nova nomeação, na música, para John Williams. Destaca-se também nos domínios técnicos — está nomeado nas categorias de montagem de som, mistura de som e efeitos visuais.