domingo, março 04, 2018

OSCARS: os velhos e os novos

Rachel Morrison
Entre os protagonistas dos Oscars há personalidades muito conhecidas, por vezes já oscarizadas, mas também notáveis estreantes — este texto foi publicado no Diário de Notícias (3 Março).

O que liga Agnès Varda, co-autora de Olhares Lugares (nomeado para melhor documentário) a Timothée Chalamet (na lista dos candidatos a melhor actor)? Pois bem, as suas idades e o respectivo contraste. Na lista de nomeações para os Oscars referentes a 2017 há várias proezas e singularidades.

Agnès Varda
AGNÈS VARDA
Figura emblemática da Nouvelle Vague, a cineasta francesa (de origem belga) tornou-se a pessoa mais velha nomeada para um prémio competitivo — 89 anos (celebrará 90 a 30 de Maio). Isto sem esquecer que nos Governor Awards, atribuídos em Novembro, ela já recebeu um Oscar honorário.


TIMOTHÉE CHALAMET
Aos 22 anos, com a sua composição em Chama-me pelo Teu Nome, este americano de ascendência francesa e russa, tornou-se o terceiro mais jovem intérprete nomeado para melhor actor. Jackie Cooper foi nomeado com 9 anos (Proezas de Skippy, 1931) e Mickey Rooney aos 19 (De Braço Dado, 1939).

CHRISTOPHER PLUMMER
Já vencedor de um Oscar como secundário (Assim É o Amor, 2010), o actor canadiano de 88 anos volta a estar nomeado na mesma categoria com Todo o Dinheiro do Mundo, tornando-se assim o mais velho candidato a um prémio de interpretação. O recorde pertencia a Gloria Stuart, nomeada aos 87 anos (Titanic, 1997).

Jordan Peele
JORDAN PEELE
Além de estar nomeado nas categorias de realização e argumento, tem o seu filme, Foge, a concorrer também para o Oscar de melhor do ano. É uma tripla proeza só conseguida por Warren Beatty (O Céu Pode Esperar, 1979) e James L. Brooks (Laços de Ternura, 1984).

RACHEL MORRISON
Apesar de pouco citada, tem uma nomeação de forte carga simbólica: é a primeira mulher candidata ao Oscar de melhor fotografia, com Mudbound – As Lamas do Mississipi. Curiosamente, na mesma categoria surge um recordista de nomeações: o inglês Roger Deakins, com Blade Runner 2049, está nomeado pela 14ª vez (sem nunca ter ganho).

MERYL STREEP
Reforça o seu recorde de nomeações em categorias de interpretação: a candidatura a melhor actriz, com o filme The Post, é a 21ª da sua carreira. Já ganhou três Oscars, um como secundária (Kramer Contra Kramer, 1979), dois como principal (A Escolha de Sofia e A Dama de Ferro, respectivamente de 1982 e 2011).

JOHN WILLIAMS
A música de Star Wars: Os Últimos Jedi valeu ao compositor americano a sua 51ª nomeação — tem 86 anos e é a pessoa mais nomeada em toda a história dos Oscars. Já ganhou cinco estatuetas douradas, a última das quais com A Lista de Schindler (1993) [video: gravação do tema de Star Wars por John Willimas no estúdios Sony, em Los Angeles].