terça-feira, dezembro 19, 2017

Martin Ransohoff (1927 - 2017)

Produtor americano ligado a filmes de cineastas como Arthur Hiller, Roman Polanski ou Ralph Bakshi, Martin Ransohoff faleceu no dia 13 de Dezembro, na sua casa de Los Angeles — contava 90 anos.
Ransohoff tornou-se um nome forte da indústria graças à Filmways, Inc., companhia que produziu algumas séries de sucesso da televisão do início da década de 60, como Mister Ed e The Beverly Hillbillies. Começou como produtor de cinema com a comédia Não Brinque com os Maridos (1962), de Michael Gordon, com Kim Novak e James Garner. The Americanization of Emily/Herói, Precisa-se (1964), fábula política escrita por Paddy Chaeyfsky, dirigida por Arthur Hiller, com Julie Andrews e James Garner, seria o seu primeiro título marcante. Seguiram-se, por exemplo, Adeus Ilusões (Vincente Minnelli, 1965), O Aventureiro de Cincinnati (Norman Jewison, 1965) e Por Favor, Não Me Mordam o Pescoço (Roman Polanski, 1967).
Exlporando todos os géneros, entre os seus títulos mais importantes incluem-se ainda O Castelo de Maldorais (Sydney Pollack, 1969), Artigo 22 (Mike Nichols, 1970) ou Sonhos do Passado (John G. Avildsen, 1973), que valeu um Oscar de melhor actor a Jack Lemmon. Entre os seus projectos mais ousados, porque distantes de padrões correntes na época, estão ainda o drama nostálgico de Philip Kaufman Os Vagabundos de Nova Iorque (1979) e, sobretudo, o muito esquecido clássico American Pop (1981), uma saga, em desenho animado, dedicada à música popular ao longo do século XX, com assinatura de Ralph Bakshi, o criador de Fritz the Cat (1972).

>>> Trailers de Sonhos do Passado e American Pop.




>>> Obituário em The Hollywood Reporter.