quinta-feira, outubro 05, 2017

António de Macedo (1931 - 2017)

Cineasta e escritor fascinado pelos domínios da fantasia e do esoterismo, António de Macedo faleceu no dia 5 de Outubro, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa — contava 86 anos.
O nome de António de Macedo está indelevelmente ligado à eclosão do Cinema Novo português, tendo assinado um dos seus "filmes-bandeira": Domingo à Tarde (1966), com Ruy de Carvalho, Isabel de Castro e Isabel Ruth, inspirado no romance homónimo de Fernando Namora — era, além do mais, um sintoma da preocupação dos novos cineastas de darem conta das relações humanas num espaço urbano em aceleradas transformações.
O seu trabalho evoluiu em sentidos bem diversos, primeiro experimentando o policial com Sete Balas Para Selma (1967), depois a parábola política em Nojo aos Cães (1970), com o Grupo Cénico da Faculdade de Direito, na altura proibido pela censura do regime do Estado Novo. Com A Promessa (1973), esteve na competição do Festival de Cannes. O Princípio da Sabedoria (1975), As Horas de Maria (1979) e Os Abismos da Meia-Noite (1984) são exemplos sintomáticos da sua visão da experiência humana, sempre assombrada por fantasmas marcados pelas convulsões da filosofia e do erotismo — pontuados por diversas polémicas, são filmes que, por vezes, desencadearam também reacções muito fortes da algumas instituições (As Horas de Maria foi mesmo acusado de blasfémia pela Igreja Católica).
José de Matos-Cruz dedicou-lhe o livro António Macedo - Cinema, a Viragem de uma Época (2000). Em 2016, apresentara O Segredo das Pedras Vivas, remontagem para cinema da série televisiva O Altar dos Holocaustos (1991); nesse mesmo ano, foi revelado no DocLisboa o documentário Nos Interstícios da Realidade, dedicado à sua obra, com realização de João Monteiro. Desde o começo da década de 90, publicou vários livros, incluindo Esoterismo da Bíblia e A Provocadora Realidade dos Mundos Imaginários; a colecção de contos O Terceiro Chega em Maio deverá ser editada ainda em 2017.

>>> Trailer de Nos Interstícios da Realidade, de João Monteiro.


>>> Obituário no Diário de Notícias.