quarta-feira, agosto 02, 2017

Sam Shepard (1943 - 2017)

Nome central na história do moderno teatro americano, talentoso homem de cinema, actor, argumentista e realizador, Sam Shepard faleceu no dia 27 de Julho, na sua casa em Midway, Kentucky, na sequência de complicações devidas a esclerose lateral amiotrófica — contava 73 anos.
A sua carreira como actor de cinema deu-lhe visibilidade junto das maiores audiências, tanto mais que sempre revelou as qualidades emblemáticas de um excelente secundário. Os Eleitos (1983), de Philip Kaufman, foi nesse aspecto um momento decisivo: interpretando a figura lendária de Chuck Yeager, pioneiro dos voos na origem programa espacial norte-americano, Shepard conseguiu, precisamente, uma nomeação para o Oscar de melhor actor secundário (nesse ano ganho por Jack Nicholson, em Laços de Ternura). Ligações Quentes (1985), de Robert Altman, foi outro momento marcante: contracenando com Kim Basinger, interpretava, afinal, a personagem central da sua própria peça Fool for Love (Loucos por Amor), sendo também a adaptação de sua responsabilidade (será preciso insistir no facto de o título português ser um aparatoso disparate?). Vimo-lo ainda, por exemplo, em Dias do Paraíso (Terrence Malick, 1978), Crimes do Coração (Bruce Beresford, 1986), Dossier Pelicano (Alan J. Pakula, 1993), Black Hawk Down/Cercados (Ridley Scott, 2001), Entre Irmãos (Jim Sheridan, 2009), Mata-os Suavemente (Andrew Dominik, 2012) ou Um Quente Agosto (John Wells, 2013).
Autor de várias dezenas de peças, foi distinguido com o prémio Pulitzer de 1979, na categoria de drama, por Buried Child. Escreveu os argumentos de Zabriskie Point (1970), de Michelangelo Antonioni, e Paris Texas (1984), de Wim Wenders, e também dos dois títulos em que assumiu funções de realizador: Ordem de Execução (1988) e Silent Tongue (1993), este um singular "western" que permanece inédito em Portugal. A peça Loucos por Amor e a colectânea de contos O Grande Sonho do Paraíso têm edições portuguesas, com chancela da Relógio d'Água.

>>> Video evocativo de Sam Shepard, publicado em The Hollywood Reporter (incluindo imagens de Shepard & Dark, documentário de Treva Wurmfeld, de 2012, sobre a correspondência entre Shepard e o seu amigo Johnny Dark).


>>> Obituário no New York Times.