sexta-feira, junho 23, 2017

FEST / Espinho — o cinema em diálogo

Decorre em Espinho — até dia 26 — mais uma edição do FEST, certame que se mantém fiel ao lema "Novos realizadores / Novos filmes". Assim, para além da passagem de obras de jovens realizadores das mais variadas origens, o festival aposta também na combinação dos registos tradicionais, da ficção ao documentário, passando pela experimentação.
Em qualquer caso, o rótulo de "juventude" não esgota as propostas desta 13ª edição, já que a programação integra vários espaços de debate, com personalidades do mundo da indústria — incluindo, este ano, por exemplo, a actriz Melissa Leo, o designer Allan Starski (A Lista de Schindler, O Pianista, etc.) ou o compositor Gary Yershon (colaborador regular de Mike Leigh). As participações de tais personalidades integram o chamado 'Training Ground', conjunto de sessões em que os formadores falam sobre o seu trabalho e dialogam com a assistência.
A noção de diálogo será mesmo o valor fundamental, como foi possível confirmar nas sessões com Nuno Lopes e Edward Lachman. O actor português falou da sua experiência multifacetada — teatro, televisão, cinema —, evocando muitos episódios pessoais reveladores da complexidade do trabalho de representação, ao mesmo tempo propondo uma visão pedagógica desse trabalho, capaz de preservar (e enaltecer) as suas muitas vias possíveis. Quanto a Lachman, colaborador frequente de Todd Haynes (Longe do Paraíso, Carol, etc.), mas também de Wim Wenders ou Steven Soderbergh, conduziu a assistência através de uma viagem pela sua obra, particularmente sugestiva pela abordagem dos contrastes entre a utilização da película clássica e os novos recursos digitais — Lachman deixou, em especial, a ideia de que o digital, independentemente de ser "melhor" ou "pior" que a película, permanece um território que continua a suscitar muitas perguntas (técnicas, expressivas) ainda sem resposta.

>>> Os filmes que ainda há para ver em Espinho.